Blog

Melhores bairros para construir ou comprar seu imóvel em Teresina

Publicado em 30 de maio de 2017

Neste tema temos dois bairros distintos se cruzando e formando se transformando na região mais nobre do estado do PI em Teresina, o Jockey e bairro de Fátima, situado na zona leste da cidade, os dois contribuem para o índice de desenvolvimento humano (IDH), esses são os dados da secretaria de planejamento do estado do Piauí.

O Jockey foi construído com o crescimento de pessoas o que teve a necessidade de passar os limites do rio Poti. Naquele tempo, tiveram a necessidade de construir a ponte Juscelino Kubitschek em 1956. Nesse bairro temos o Jockey Club, dado o nome por causa do Jockey Club do Piauí, onde a classe nobre teresinense normalmente se encontravam para se divertir, e ver a corrida de cavalos.

A associação Arquidiocesana fez um levantamento e viu que depois da construção do Jockey, começou a surgir casas luxuosas a sua volta, e a construção de comércios surgiram aumentando a situação econômica do local.

O primeiro loteamento de residências foi construído na época pelo Coronel Otávio Miranda,

Naquele tempo, as terras eram bastante cobertas de matas por todos os cantos, ganhadas do Dr. Marcolino Rio Lima. “eram exatamente 44 quadras ao todo, começa a partir da atual Avenida Jockey Clube e que mais tarde seria a Avenida Nossa Senhora de Fátima. Não muito tempo depois, foi construído o loteamento com o nome “Vila de Fátima”, no espaço entre as avenidas João XXIII, D, que existem até hoje, Severino e Ininga, as duas também com 44 quadras, os lotes do seu limite no bairro nordeste, que foram doados para a Igreja pelo Sr. Marcolino, sendo destinados à construção da Praça de Fátima e também os prédios de obras sociais, e também o do prédio da Igreja de Nossa Senhora de Fátima. Os loteamentos continuaram, traçados pelo Sr. Nicanor Barreto, aumentando a área ocupada dos bairros Jockey Club Clube e Fátima, que ficam na BR-343 seguindo o Norte, outros surgiam outros dessa BR para o Sul da zona leste, a partir do bairro Noivos”, diz uma pesquisa feita.

Religião

Ao longo da construção do bairro de Fátima tinha que acontecer. Com o ganho das terras para a formação de um templo religioso, foi construída uma capelinha bem da simples, bem pequena, e de palha, levantada na homenagem à Nossa Senhora de Fátima. Pela estrutura é amavelmente e bem popular ficou muito conhecida como “Capelinha de Palha”.

Esse nome Nossa Senhora de Fátima é uma homenagem para a visita da imagem Santa que foi para Teresina, recém-chegada de Portugal, no ano de 1953. Foi uma tão esperada visita, a população do local que hoje em dia forma o bairro de Fátima se juntaram para construir a capela para sua homenagem. La eles, oravam e faziam peregrinações, com uma da imagem idêntica à da santa de Fátima. A fé chega em Fatima.

Os moradores se juntavam para rezar o terço. As missas só eram feitas uma vez de cada mês. No dia 05 de maio de 1956, chega na Arquidiocese de Teresina PI o segundo Arcebispo o Dom Avelar Brandão Vilela, um alagoano de Viçosa, recém passado da Diocese de Petrolina, que fica em Pernambuco, que começa um novo jeito de evangelização. Empolgado com a fé do povo religioso, ele ia nas casas, dando seu apoio mais perto aos fiéis da santa Nossa Senhora de Fátima. Foi aí que então o padre Isidoro foi chamado para fazer as missas sempre na Igrejinha.

Gastronomia

Em Fátima existe uma das avenidas mais movimentadas do local: Avenida Nossa Senhora de Fátima. Existem vários estabelecimentos, de qualquer tipo, para frequentar. A movimento é bem grande, ainda mais à noite, quando abrem os barzinhos, casas noturnas e os restaurantes da cidade. É lá que as enormes franquias decidiram também abrir seus respectivos negócios.

Na avenida, podemos achar de tudo um pouco: Adegas de bebidas, locadoras de vídeo, as pizzarias, lojas de roupas, as academias, os restaurantes, petshops para seu animalzinho, salões de beleza, farmácias, revistarias e muito mais. Sr. Felix é dono de uma adega na avenida há exatos 15 anos. É Morador de um bairro chamado São João, também fica na zona Leste da cidade, ele diz que quando chegou no bairro, ainda tinha poucos comerciais. “Aumentou demais. Foi chegando e chegando e hoje tem de tudo para todos. Muitos dos lugares onde hoje são enormes e renomeadas lojas e restaurantes eram apenas casa velha, pedaço de terras abandonadas”, relata o sr. Felix

Por causa da seu local privilegiado, o empresário diz que, sempre, novos estabelecimentos se integram ao local, aumentando seu PIB. Quem também escolheu o local para os comércios foi o empresário Jorge Cardoso. A família tinha uma enorme rede de restaurantes em Fortaleza. Decidiu aumentar os seus negócios e escolheu a capital piauiense para construção de mais uma filial. Ele abriu barzinhos e restaurantes no local, a Avenida Nossa Senhora de Fátima vai ser construído em breve um monte de estabelecimentos Gastronômicos do local. As primeiras votações sobre isso já começaram com a Prefeitura de Teresina, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL).

Por esse fato o bairro Nossa Senhora de Fatima está entre os melhores bairros para se morara e construir em Teresina PI.